Saúde e segurança ocupacional

Ambientes de trabalho seguros e protegidos que promovam a integridade, a saúde e o bem-estar físico e psicológico das pessoas, no exercer de suas funções e no transcorrer de suas vidas.

KODS 2030


Manter a taxa de frequência de acidentes com afastamento (próprios e contratados) abaixo de 1

 

Taxa de frequência de acidentes de empregados diretos e indiretos (por milhão de horas trabalhadas)

2020 2021 2022 2023 
2,18

1,70

1,34 1,39

Em 2023, destacam-se os progressos alcançados em diversos projetos, como a implementação de iniciativas como segurança de processo, segregação de pessoas e equipamentos móveis, digitalização de processos e treinamento em direção defensiva. Essas iniciativas demonstram o compromisso em proteger os colaboradores. 

Além disso, a continuidade do Programa de Desempenho das empresas contratadas reforça a preocupação com a segurança de todas as pessoas que atuam nas operações, independentemente de serem próprios ou contratados. O estabelecimento de critérios de segurança como requisitos para contratação incentiva os parceiros a assumirem o compromisso de cuidar das pessoas. 


Taxa de frequência de acidentes de empregados diretos (por milhão de horas trabalhadas)
 

  2020 2021 2022 2023 
Empregados 2,67 2,07 1,59 1,74
% de redução y-o-y 9% 22% 23% -8%
Cobertura 100% 100% 100% 100%

 

* Memória de cálculo: ACA x 1.000.000/hht

Observou-se um aumento de 8% na taxa de frequência de acidentes com afastamento para colaboradores próprios em comparação com o ano de 2022. 

Como parte do compromisso contínuo com a segurança dos colaboradores, a Klabin concentra esforços estratégicos na redução de eventos de segurança. Para tanto, está implementando ações para fortalecer o Sistema de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional (SSO), alinhando-o à norma ISO 45001, e promovendo o aprimoramento contínuo de procedimentos, sistemas, ferramentas e treinamentos.


Taxa de frequência de acidentes de empregados indiretos (por milhão de horas trabalhadas)
 

  2020 2021 2022 2023
Empregados 1,59 1,31 1,11 1,09
% de redução y-o-y 13% 18% 15% 2%
Cobertura 100% 100% 100% 100%

 

Em 2023, a Klabin registou a redução de 1% na taxa de frequência de acidentes para os colaboradores indiretos. Nos últimos cinco anos, a diminuição acumulada chega a 30%, resultado do contínuo aprimoramento do Sistema de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional (SGSSO). 

Também teve sequência o trabalho iniciado nos anos anteriores com a implementação e acompanhamento do Programa de Desempenho. A iniciativa inclui ações preventivas, gestão de riscos, campanhas de conscientização e inspeções de segurança. Seu novo formato, implementado em 2022, estabeleceu que a pontuação do Comitê de Segurança das Contratadas (COMSECON) passa a ser um critério de contratação para o reconhecimento corporativo. Dessa forma, incentiva as empresas parceiras que demonstram comprometimento com a segurança e o bem-estar de seus colaboradores. 

 

KODS 2030
 

Zerar vidas mudadas* de colaboradores próprios e contratados

  2020 2021 2022 2023 
Quantidade de vidas mudadas 5 8 6 6

 

Em 2023, houve seis vidas mudadas, duas ocorrências de lesões graves e quatro fatalidades (um colaborador direto e três indiretos), relacionadas a equipamentos móveis e adequação de máquinas, pontos críticos nos processos da Klabin.  

Para promover as mudanças necessárias nesse cenário, a Companhia está conduzindo esforços estratégicos coordenados. Entre eles destacam-se:  

  • Segregação de pessoas e equipamentos móveis (SPEM): definição de uma metodologia de avaliação de oportunidades e riscos relacionadas ao trânsito de forma padronizada e metódica; e realização de capacitação sobre a sistemática de segregação de pessoas e equipamentos móveis para todo o time de segurança do trabalho. 
  • Segurança de Processo***:  início da implantação de um sistema de gestão focado na prevenção, prontidão, mitigação, resposta e restauração de liberação catastrófica de energia relacionada a um processo.  
  • Aprimoramento sistemático da metodologia de gerenciamento de riscos, PGR, para garantir o cumprimento dos itens mínimos legais elegíveis com foco na nova NR01. A atualização da norma contribui para a padronização da entrega de equipamentos de proteção individual (EPI’s) de acordo com a exposição a riscos específica de cada função. 
  • Análise de ocorrências com foco em um novo sistema de classificação de acidentes, alinhado às melhores práticas do setor; proposição de formatos de investigação dos acidentes de acordo com sua criticidade; e uso das reuniões de apresentação para o compartilhamento de lições aprendidas e do tratamento das principais ocorrências. 
  • Sequência do projeto iniciado em 2022 para aprimoramento da sistemática de bloqueio de energias** a partir do desenvolvimento, junto às unidades, de uma estratégia voltada para a evolução da cultura e disciplina de operação no bloqueio de energias. 

*O conceito de vidas mudadas foi introduzido em 2019 e refere-se a efeitos significativos causados por acidentes ocupacionais e de processo considerados gravíssimos e permanentes envolvendo pessoas.

**Bloqueio de energias perigosas: todo equipamento em que há a presença de energia (não somente energia elétrica), deve ser bloqueado com cadeados, travas ou correntes seguindo criteriosamente as normas de segurança para que seja feita qualquer intervenção.

***Segurança de processo trata-se de uma estratégia de prevenção de acidentes, especialmente relacionados a: vazamentos, perdas de contenção e descontroles no processo operacional.

 

KODS 2030


Manter a taxa de gravidade de acidentes com empregados próprios e contratados abaixo de 50

 

Taxa de  de acidentes de empregados diretos e indiretos (por milhão de horas trabalhadas)

2020 2021 2022 2023 
334

257

55 376

 

Em 2023, houve um aumento na taxa de gravidade devido a quatro fatalidades nas unidades da Klabin. 

Destaca-se no ano a Segurança de Processo, com a implantação de um sistema de gestão dedicado à prevenção e resposta a incidentes relacionados à liberação de energia. Além disso, uma metodologia foi definida para avaliar e mitigar riscos no trânsito de pessoas e equipamentos móveis, o que demonstra o compromisso da Klabin com a segurança em todas as suas operações. 


Taxa de gravidade de empregados diretos (por milhão de horas trabalhadas)
 

  2020 2021 2022 2023 
Empregados 118* 444 82 239
Cobertura 100% 100% 100% 100%

* De 290 para 118 em 2020 após  revisão de dados.

Em 2023, houve o aumento na taxa de gravidade devido a uma fatalidade de colaborador direto  em uma das unidades da Klabin. 

No ano foi implementado o sistema de resposta a emergências, com o objetivo de padronizar o procedimento nas unidades da Companhia. O novo sistema está em conformidade com as normas nacionais e as boas práticas do setor, garantindo rastreamento, disponibilidade, eficácia e agilidade na gestão de emergências. 

 

Taxa de gravidade de empregados indiretos (por milhão de horas trabalhadas)
 

  2020 2021 2022 2023 
Empregados 216* 60 30 488
Cobertura 100% 100% 100% 100%

* De 472 para 216 após revisão.

Em 2023, houveram três fatalidades de colaboradores indiretos nas unidades Klabin. 
Como ações de mitigação e prevenção, a Companhia criou o Comitê das Normas Regulamentadoras 10 (Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade) e 12 (Proteção de Máquinas). A estrutura realiza um diagnóstico abrangente, identificando as necessidades de adequações e investimentos necessários para garantir a segurança das operações. cesso, com o início da implantação de um sistema de gestão voltado para a prevenção, prontidão, mitigação, resposta e restauração de liberação catastrófica de energia relacionada a processos.  

Também houve o desenvolvimento de procedimentos de segregação pessoas e equipamentos móveis (SPEM), com a implementação de uma metodologia para avaliação de riscos e oportunidades, bem como a definição de rotas seguras para pedestres, sinalizações de acesso e uso de celular, e outras medidas para garantir a segurança nas unidades. 

Além disso, houve a continuação do Programa de Desempenho, que inclui ações preventivas, gestão de riscos, campanhas de conscientização e inspeções de segurança. Um novo processo de gestão que considera a pontuação do Comitê de Segurança das Contratadas (COMSECON) como critério de contratação para o reconhecimento corporativo, entrou em vigor, incentivando as empresas parceiras que priorizam a segurança de seus colaboradores. 

KODS 2030


Alcançar nível mais avançado (Generativo/Sustentável) na metodologia Hearts and Minds ou equivalente

Percentual de unidades por nível de maturidade
 

  Unidades 2020 2021 2022  2023
Patológico 0 0% 0% 0% 0%
Reativo 11 29% 38% 26% 26%
Calculador 10 32% 34% 61% 61%
Proativo 2 4% 7% 10% 10%
Generativo 1 4% 3% 3% 3%
Em avaliação* 5 32% 17% 0% 0%

Em 2023, não foram realizados diagnósticos nas unidades. As unidades focaram em trabalhar as oportunidades apontadas no diagnóstico, a fim de impulsionar nossa evolução cultural. Através do PTC (Plano de transformação Cultural) ações estão sendo realizadas diariamente e acompanhadas via PLAK. Além dos acompanhamentos dos PTCs, desenvolvemos um protocolo de calibração interna para verificar a eficácia das ações realizadas pós diagnóstico, apresentando uma tabela de tendência de evolução por dimensão; A calibração interna colabora no processo de melhoria contínua. A primeira unidade a realizar calibração interna será Jundiaí DI em dezembro /2023. As demais unidades passarão por calibração interna em 2024. 


 

Tópico Ação
Identificação de Perigos e Riscos

O objetivo da coordenação de Segurança de Processos é implementar um sistema de gestão que trabalhe na prevenção, prontidão, mitigação, resposta e restauração de liberação catastrófica de energia relacionada aos processos industriais do Negócio de Papel & Celulose. Os temas que compõem esse sistema de gestão são: 
1. Análise de Riscos de Processos (HAZOP, What-If e Bow-Tie); 
2. Gerenciamento de Mudanças (Management of Change - MOC); 
3. Classificação e Análise de Acidentes e Incidentes de Segurança de Processos; 
4. Elaboração de Procedimentos/Diretrizes Corporativas relacionadas à Normativas Nacionais e Internacionais; 
5. Elaboração e divulgação de lições aprendidas de acidentes de Seguranças de Processos (ferramenta SEPROK); 
6. Resposta a emergência.       

 O processo de identificação de perigos e riscos foi iniciado em 2023 como parte dos esforços contínuos para fortalecer a segurança e a proteção dos colaboradores. 

Priorização e integração de planos de ação

Em 2023, teve sequência a consolidação da plataforma GENU como sistema integrado de gerenciamento dos planos de ação da Companhia em relação à SSO. Também começaram os projetos relacionados à adequação do sistema para análises específicas das ocorrências voltadas para segurança de processos. 

Além disso, houve a padronização do formato de "abrangências de ações" quando estiverem relacionadas a acidentes com alto potencial. Nessas ocasiões são definidas ações de mitigação e análise das unidades com potencial para o mesmo cenário, contribuindo para a redução dos riscos. Para o próximo ano, foi definido que o cumprimento dos planos de ação que afetam o índice de segurança farão parte das metas de toda a Companhia. 


 
Integração de ações para respostas a situações de emergência Em 2023 foi lançado o projeto de "Sistema de resposta a emergência" com o objetivo de trazer padronização do Sistema de Resposta à Emergência para as unidades da Klabin, conforme Normas Nacionais e Internacionais, garantindo rastreabilidade, disponibilidade, eficácia e comprometimento da liderança com o sistema de bombeamento de água, hidrantes, extintores, detectores de fumaça, botoeiras de emergência, alarmes, sprinklers e redes de dilúvio. Esse processo passa pelas seguintes etapas: 
1. Criação de procedimentos operacionais padrão; 
2. Criação de checklists de inspeção; 
3. Visitas técnicas com emissão de relatórios para tratativas de não conformidades; 
4. Treinamentos presenciais e online; 
5. Padronização da gestão das brigadas de emergência; 
6. Alinhamento com o time de seguros (PGR) para equalização dos trabalhos com as unidades; 
7. Comissionamento de novos sistemas de resposta a emergência; 
8. Apoio técnico para emissão/renovação do auto de vistoria do corpo de bombeiros (AVCB). 
Avaliação do progresso de redução e prevenção de riscos Em 2023, foi formado  um comitê de especialistas dedicado ao estudo e análise da estrutura do Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR). Este comitê foi responsável por realizar ações internas, mantendo o apoio de consultorias especializadas e ajustando o sistema Genu para a elaboração do PGR das unidades.  
A digitalização e disponibilização das informações e do PGR via sistema são medidas estratégicas que facilitam o acesso e o gerenciamento dos dados relacionados à segurança ocupacional. Essa iniciativa torna as informações mais acessíveis e permite uma gestão mais eficiente e proativa dos riscos, possibilitando a tomada de decisões mais assertivas e rápidas quando necessário.  
O investimento na formação do comitê de especialistas, na adequação do sistema Genu e na informatização do PGR reforça o compromisso da Klabin com a segurança e a saúde dos colaboradores e em atender às normas regulamentadoras e promover um ambiente de trabalho seguro e saudável. 
Auditorias internas A realização parcial da Auditoria de Requisitos de Atividades Críticas (RACs) possibilita identificar a robustez e as salvaguardas do sistema produtivo relacionados ao gerenciamento dos riscos.  Para o ano de 2024 as auditorias serão realizadas em 100% das plantas. 
Verificação Externa O gerenciamento de Perigos e Riscos é orientado pela ISO 45001:2018. A Klabin tem seis unidades com certificações dentro do prazo de validade das auditorias realizadas entre os anos de 2020 e 2021 e recertificadas em 2023. 
Procedimentos para investigação de acidentes, incidentes, doenças relacionadas ao trabalho Em 2023, teve continuidade o amplo projeto de modernização do Sistema de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional. Foi conduzida a revisão de procedimentos existentes e a definição de novos procedimentos padrão para toda a Companhia. Destaca-se a revisão dos procedimentos de bloqueio de energias perigosas e de escavação e perfuração de solo. Foram criados procedimentos padrão relacionados a treinamentos de SSO, hidrojateamento, entre outros. A Klabin trabalha de acordo com o Superar, adaptação do método TPM/WCM para o seu contexto e realidade. Em 2023, teve início o Projeto Araucária, focado em melhoria contínua, visando ao processo de certificação. O Projeto atua com o time de inovação para modernizar e alinhar os requisitos e ferramentas do método a melhorias do Sistema de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional.
Treinamentos para colaboradores Para o desenvolvimento do time de SSO, em 2023 foi criada a Trilha Cuidado e Valorização da Vida. A iniciativa é composta por 14 cursos com temáticas voltadas para a ampliação da capacidade crítica e analítica do time de segurança, a partir de conteúdos focados na evolução da cultura de segurança e do sistema de gestão de SSO. 
Em 2022, o tema de SSO foi incluído na integração de colaboradores Klabin (colaboradores diretos e indiretos que atuam dentro de instalações  Klabin participam).
Critério para compras e requisitos contratuais. Desde 2022, foi implementado um programa de desempenho que estabeleceu a pontuação do Comitê de Segurança das Contratadas (COMSECON) como um critério de contratação de compras. A iniciativa inclui avaliações sobre ações preventivas, gestão de riscos, campanhas de conscientização e inspeções de segurança.

GRI-403-9

Taxas e números de saúde e segurança ocupacional
 

  2020 2021 2022 2023
Número de óbitos como resultado de lesões relacionadas ao trabalho 1,00 2,00 0,00 4,00
Taxa de óbitos como resultado de lesões relacionadas ao trabalho 0,02 0,03 0,00 0,05
Número de lesões relacionadas ao trabalho de alta consequência (excluindo óbitos)* 2,00 6,00 6,00 2,00
Taxa de lesões relacionadas ao trabalho de alta consequência (excluindo óbitos) 0,04 0,09 0,08 0,03
Número de lesões relacionadas ao trabalho reportáveis** 117 112 102 106
Taxa de lesões relacionadas ao trabalho reportáveis*** 2,18 1,70 1,34 1,39

*Acidentes com afastamento que deixaram funcionários afastados por mais de 6 meses. 

** Acidentes com afastamento. 

*** Acidentes com afastamento x 1.000.000/hht. 

Apesar dos esforços para garantir a segurança das operações, infelizmente, houve registro de quatro fatalidades, sendo um colaborador direto e três indiretos, ao longo de 2023. A Klabin está direcionando esforços estratégicos para mudar esse cenário, fortalecendo o Sistema de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional (SSO) para torná-lo mais sólido e robusto e alinhado à norma ISO 45001, o que envolve o aprimoramento contínuo de procedimentos, sistemas, ferramentas e treinamentos. 

Em 2023, houve  um aumento em relação ao ano anterior, o que indica a necessidade de a Companhia continuar dedicando-se diariamente ao fortalecimento do gerenciamento de riscos e orientações da Política de Proteção à Vida. 

Reafirmando o compromisso permanente com a segurança dos colaboradores, está sendo executado um plano amplo com foco na erradicação de fatalidades nas operações da Klabin. Ele abrange iniciativas e medidas para fortalecer o gerenciamento de riscos, capacitar líderes e operadores, e mitigar a tolerância ao risco.

 


Taxas e números de saúde e segurança ocupacional - colaboradores diretos
 

  2020 2021 2022 2023
Número de óbitos como resultado de lesões relacionadas ao trabalho 0,00 2,00 0,00 1,00
Taxa de óbitos como resultado de lesões relacionadas ao trabalho 0,00 0,06 0,00 0,03
Número de lesões relacionadas ao trabalho de alta consequência (excluindo óbitos)* 1,00 2,00 5,00 0,00
Taxa de lesões relacionadas ao trabalho de alta consequência (excluindo óbitos) 0,03 0,06 0,14 0,00
Número de lesões relacionadas ao trabalho reportáveis** 78 70 57 60
Taxa de lesões relacionadas ao trabalho reportáveis*** 2,67 2,07 1,59 1,74

* Acidentes com afastamento que deixaram funcionários afastados por mais de 6 meses. 

** Acidentes com afastamento. 

*** Acidentes com afastamento x 1.000.000/hht. 

Estão sendo feitos esforços estratégicos para a eliminação do cenário de fatalidades na Companhia, com ações para fortalecer o Sistema de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional (SSO) tornando-o mais sólido e robusto, alinhado à norma ISO 45001 e com o aprimoramento contínuo de procedimentos, sistemas, ferramentas e treinamentos. 

O aumento nas taxas em relação a 2022 indica a necessidade de a Companhia continuar dedicando-se diariamente ao fortalecimento do gerenciamento de riscos e à aderência às orientações da Política de Proteção à Vida.


Taxas e números de saúde e segurança ocupacional - colaboradores indiretos
 

  2020 2021 2022 2023
Número de óbitos como resultado de lesões relacionadas ao trabalho 1,00 0,00 0,00 3,00
Taxa de óbitos como resultado de lesões relacionadas ao trabalho 0,04 0,00 0,00 0,07
Número de lesões relacionadas ao trabalho de alta consequência (excluindo óbitos)* 1,00 4,00 1,00 2,00
Taxa de lesões relacionadas ao trabalho de alta consequência (excluindo óbitos) 0,04 0,12 0,02 0,05
Número de lesões relacionadas ao trabalho reportáveis** 39 42 45 46
Taxa de lesões relacionadas ao trabalho reportáveis*** 1,59 1,31 1,11 1,09

* Acidentes com afastamento que deixaram funcionários afastados por mais de 6 meses. 

** Acidentes com afastamento. 

*** Acidentes com afastamento x 1.000.000/hht 

Apesar dos esforços voltados à segurança, lamentavelmente, houve o registro de fatalidades nas operações. A Companhia está concentrando esforços estratégicos na transformação desse cenário, fortalecendo seu Sistema de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional (SSO) e empenhada em reduzir a tolerância ao risco por meio de iniciativas como o programa de inspeções e a gestão de contratadas. 

 Em 2023, continuou o trabalho iniciado nos anos anteriores com a implementação e acompanhamento do Programa de Desempenho de Contratadas (COMSECON – Comite de Segurança das Contratadas), que inclui ações preventivas, gestão de riscos, calendário de campanhas e inspeções de segurança. Uma das melhorias dessa abordagem é o aumento da participação das empresas contratadas na ferramenta "Relatos", em que podem fazer apontamentos de condição insegura, cuidado ativo, decisão segura e incidentes. 


GRI-403-10

Taxa de doença ocupacional envolvendo colaboradores diretos (por milhão de horas trabalhadas)
 

  2020 2021 2022 2023
Empregados 0,06 0,00 2,78* 0,29
Cobertura (% de empregados) 100,00% 100,00% 100,00% 100,00%

* Memória de cálculo: ACA x 1.000.000/hht

Em 2023, houve uma melhora nas taxas de doença ocupacional relacionadas  ao trabalho que realizamos de promoção a saúde e  prevenção de doenças, além de programa de atenção primária a saúde que temos um algumas unidades. 

*Este número foi calculado com base na hora-homem-trabalhada (HHT) de 2023. 


Quantidade de casos de doenças ocupacionais reportáveis envolvendo colaboradores diretos e indiretos (por região)
 

  2020 2021 2022 2023
Norte 0 0 0 1
Nordeste 0 0 0 3
Centro-oeste 0 0 0 0
Sudeste 1 0 1 1
Sul 1 0 9 5
Total 2 0 10 10

Em 2023, houve a manutenção do número de casos de nexos de doenças ocupacionais relacionadas ao nexo técnico previdenciário. No entanto, as taxas melhoraram devido às ações dos comitês de ergonomia e acompanhamento dos casos pela equipe de saúde dos ambulatórios da Companhia (equipe multidisciplinar) e encaminhamentos para os canais do Viver Bem (pilares saúde física, social, financeira e mental). 

GRI-403-3

Serviços de saúde ocupacional  

 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou em 5 de maio de 2023 o fim da Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII) referente à Covid-19. 

A declaração não significa, no entanto, que a Covid-19 tenha deixado de ser uma ameaça à saúde, mas que o manejo da doença passa a ser como o de outras infecções. Apesar da suspensão do protocolo médico da Klabin relacionado à enfermidade, a Companhia segue atenta às queixas dos colaboradores e terceiros e pronta para fornecer orientações sobre os sintomas gripais, sejam eles provenientes da Covid-19 ou da Influenza. 

Em 2023, o atendimento aos colaboradores em todas as unidades teve foco no cumprimento às Normas Regulamentadoras. 

Os Programa de Atenção Primária, disponível em algumas unidades em parceria com a operadora de saúde, levou à redução de custo e tempo de diagnóstico. Além disso, a frequência de procura e aderência a terapias se manteve estável no período. 

 

Programas e benefícios associados a saúde - por temática

Programa/Benefício Cobertura
Psicologia Viva (psicoterapia online colaboradores e dependentes) 22.253 atendimentos realizados
Programa de Apoio ao Empregado (EAP)  610 ligações ao programa
Outubro Rosa - % de Adesão Colaboradores 47,70%
Outubro Rosa - % de Adesão Dependentes 39,13%
Novembro Azul- % de Adesão Colaboradores 45,85%
Novembro Azul - % de Adesão Dependentes 41,45%

 

GRI-403-6

Promoção da Saúde do Trabalhador  

Em 2023, o Programa Viver Bem foi reestruturado tornando-se mais diversificado com a inclusão da chave do pilar de saúde financeira e a reclassificação do pilar de saúde emocional para saúde mental, dando mais ênfase ao tema. Foram promovidas várias iniciativas nos pilares de saúde física, mental, financeira e social com focadas no cuidado integral e preventivo para os colaboradores e seus familiares.  

As ações incentivam o cuidado e manutenção da saúde, oferecendo suporte para a melhoria do estilo e qualidade de vida no ambiente de trabalho, promoção da saúde e do bem-estar, contribuindo para uma cultura de cuidado e para um futuro mais sustentável e seguro.  

 Abaixo estão relacionadas as ações relacionadas a cada um dos pilares do programa:  

 • Saúde Física:  

Foram desenvolvidas campanhas de saúde preventiva, com destaque para o Outubro Rosa, o Novembro Azul e de vacinação contra a gripe, que impactaram 2.900 colaboradores e familiares.  

Neste ciclo também começaram as atualizações das análises ergonômicas. Além das campanhas e da continuidade das ações de ergonomia, foram conduzidas as revalidações das análises ergonômicas e a inclusão de um Relatório de Ergonomia Cognitiva com objetivo de avaliar a carga mental dos colaboradores.  

Observou-se um crescimento de 30% para 35% de adesão à plataforma de atividade física, que beneficia os colaboradores e seus dependentes.  

Reforçando seu compromisso em promover a qualidade de vida dos colaboradores, a Klabin tornou-se signatária do Movimento Gerar Bem-Estar da ABQV (Associação Brasileira de Qualidade de Vida).  

 • Saúde Mental e Emocional:   

A Klabin disponibiliza um serviço de psicoterapia on-line para os colaboradores e seus dependentes, sem custo e sem limites de sessões, através do parceiro Conexa na plataforma Psicologia Viva. O serviço foi tema de campanhas com foco em ampliar o acesso, principalmente voltado à prevenção relacionada à saúde mental, o que resultou no aumento nas buscas e na realização de consultas.  

Outro benefício disponível para os colaboradores da Klabin e seus dependentes é o Programa de Apoio ao Colaborador, que fornece apoio ou aconselhamento sigiloso nas áreas jurídica, psicológica, social e financeira. Em 2023, foram mais de 610 atendimentos.   

Também continuaram as ações com foco em psicoeducação e prevenção em saúde mental para diferentes públicos. Em parceria com a Escolha de Negócios (ENK), foram realizadas capacitações para as lideranças voltadas ao tema da segurança psicológica na jornada da liderança no Programa Virando a Chave e de saúde mental no Programa Florescer, voltado para a formação de novos líderes.   

Um questionário para o rastreio em saúde mental foi incluído nos exames periódicos, permitindo uma ​atuação preventiva. A partir do rastreamento de sinais e sintomas é possível atuar para prevenir ou minimizar situações graves de saúde mental. No ano, foram 302 participantes do projeto piloto e, em 2024, a proposta é ele seja ampliado para todas as unidades.    

A Klabin manteve-se signatária do #MenteEmFoco, movimento de organizações que reconhecem a importância da saúde mental no ambiente de trabalho, coordenado pela Rede Brasil do Pacto Global da ONU. Seu0 objetivo é incorporar e acompanhar ações a cada seis meses, além de manter o assunto em pauta e agir em benefício da saúde mental dos colaboradores e da sociedade, combatendo o preconceito social e o tabu sobre o tema.  

• Saúde financeira:  

Em 2023, houve o reforço da Trilha de Educação Financeira, conectada à estratégia de incentivo de longo prazo (ILP) para todos no Portal Escola de Negócios Klabin. A iniciativa disponibiliza seis horas de conteúdos comportamentais e técnicos, como inteligência financeira, planejamento, investimentos e preparação para o futuro. No ano, foram 1.865 horas de treinamento concluídos.  

Além da trilha, aconteceram seis rodas de conversas sobre o tema, reforçando a educação financeira, e ações específicas como palestra e plantões para apoiar colaboradores na declaração do imposto de renda. A Companhia ainda oferece canais de suporte para consultoria em planejamento financeiro, bem como para orientações e dúvidas, disponíveis sem custos para colaboradores e dependentes.  

• Saúde Social:  

 Além dos canais de apoio, há o Programa de Gestantes Klabin, desenvolvido para cuidar e acompanhar as colaboradoras gestantes, desde o descobrimento da gravidez até o retorno ao trabalho. Foram incluídas ações direcionadas às famílias, como rodas de conversas e webinars sobre parentalidade, que contaram com a participação de 460 colaboradores.   

 

O Sistema de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional (SGSSO) é guiado pelos padrões do ciclo PDCA em todas as unidades fabris e florestais, com diretrizes e procedimentos dedicados à prevenção de perdas e ao aprimoramento contínuo dos processos, visando a preservar a vida, a saúde e a integridade física das pessoas. O SGSSO se baseia na promoção da cultura de saúde e segurança, contando com a parceria das lideranças como elemento essencial para vivenciar e influenciar, seguindo três princípios fundamentais: 

1. Compromisso visível: demonstrar, pelas atitudes, decisões e palavras, o envolvimento e dedicação ao SSO como um valor central; 

2. Responsabilidade de linha: engajar-se na implantação, manutenção e aprimoramento do SGSSO, garantindo o desdobramento, consolidação e alocação adequada de recursos, visando a assegurar melhores práticas e resultados sustentáveis; 

3. Disciplina operacional: adotar uma postura de execução segura de cada tarefa, reportando possíveis situações de riscos para pessoas ou patrimônio e praticando cuidado ativo. 

A cultura de segurança é continuamente desenvolvida e avaliada por meio da metodologia Hearts & Minds, respaldada pela Política de Proteção à Vida. 

Além disso, há um plano de ação abrangente em resposta a ocorrências graves, que inclui uma análise da possibilidade de recorrência nas diversas plantas. Isso permite a padronização das mesmas medidas de mitigação do perigo. 

As auditorias de RAC (Requisitos de Atividades Críticas), feitas anualmente conforme programação, avaliam as unidades de acordo com o progresso na prevenção dos riscos identificados. 

Como parte do compromisso contínuo com a segurança dos colaboradores, a Klabin empenha-se em implementar um plano abrangente de trabalho, voltado para a eliminação de fatalidades. O documento inclui iniciativas e ações estratégicas para fortalecer a gestão de riscos, capacitar as lideranças e operadores, além de mitigar a tolerância ao risco.

Para aumentar a capacidade na gestão de risco, os riscos existentes são periodicamente revistos, permitindo o reforço dos processos de permissão para trabalho e de análise de segurança da tarefa (PT/AST) e a implementação de medidas para melhorar a segurança viária nas operações. Além disso, as lideranças são capacitadas para promover ativamente uma cultura de segurança. Está em implementação o programa Atitude 5 Estrelas, focado em garantir a competência operacional em segurança, acompanhado por uma nova matriz de treinamento para atender aos requisitos das normas NR20 e NR12. As ações para mitigar a tolerância ao risco, incluem o programa de inspeções abrangente e o reforço das práticas de gestão de contratadas, focado na padronização de segurança das terceirizadas.  

A Gerência Corporativa de Segurança do Trabalho está subordinada à Diretoria de Gente & Serviços Corporativos, com reporte direto para a Gerência de Remuneração, Performance e Segurança do Trabalho. Em 2024, a Gerência de Segurança foi reestruturada. Além da Gerência de Segurança do Trabalho Corporativa, responsável pela padronização dos processos de segurança da Klabin, foram criadas gerências de segurança por negócio, com ramificações em coordenações descritas a seguir: 

Gerência Corporativa de Segurança do Trabalho: estrutura que já existia e a partir da mudança fica responsável pela manutenção do Sistema de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional (SGSSO) e da definição de diretrizes e padrões para a Companhia. 

Gerência Regional de Segurança do Trabalho: são quatro novas estruturas dedicadas à padronização das operações de segurança nas diferentes unidades de negócio: Florestal; Embalagens; Papéis SP/SC; e Papéis PR. 


 

Atualizado e verificado em: 25/06/2022