Conduta ética e integridade
Conduta ética e integridade
A área de Integridade da Klabin é responsável pelo Programa de Integridade, que está estruturado nos pilares de prevenção, detecção e remediação, com o suporte e comprometimento da alta administração. Além disso, realiza o mapeamento dos riscos de ética e compliance, com o apoio da equipe interna e de consultorias especializadas, além do diagnóstico e monitoramento contínuo de seus processos.
Código de Conduta Klabin
O Código de Conduta destina-se a todos os conselheiros de administração, conselheiros fiscais, diretores e colaboradores da Klabin e de suas coligadas e subsidiárias integrais. O documento também se destina aos fornecedores, clientes, acionistas, prestadores de serviços, concorrentes, representantes comerciais, entidades e órgãos públicos, instituições financeiras, imprensa, comunidades e outros públicos que tenham alguma forma de relacionamento com a empresa.
O Código de Conduta foi revisado e aprovado pelo Conselho de Administração em maio de 2021. A revisão do documento envolveu 14 áreas de todas as diretorias da Klabin e o apoio de uma consultoria especializada. A atualização incluiu e reforçou temas relevantes como a Lei Anticorrupção, compromisso de não retaliação a denunciantes, Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), Diversidade, observância aos marcos Ambientais, Sociais e Governança (ASG) e Objetivos Klabin de Desenvolvimento Sustentável (KODS). Desde então, a área de Integridade tem atuado no reforço dos princípios e das diretrizes dispostas no documento por meio de campanhas de comunicação, como a Semana da Ética Klabin, treinamentos e workshops.
Canal de Confidencialidade Klabin
O Canal de Integridade e a Ouvidoria da Klabin são geridos pela área de Integridade e administrado por empresa especializada e independente, o que confere maior segurança aos usuários. As suspeitas de violações do Código de Conduta devem ser reportadas para o Canal, que está disponível a todos os públicos de relacionamento 24 horas por dia, sete dias por semana, nos idiomas português, inglês e espanhol. Os relatos podem ser registrados de forma anônima ou identificada. A confidencialidade é garantida, assim como a não-retaliação aos denunciantes de boa-fé ou àqueles que colaborarem para os processos investigativos.
Em 2023, houve 47% de incremento no volume total de relatos recebidos em relação a 2022, o que demonstra o alcance de colaboradores e terceiros nas operações. Os mecanismos internos foram revisados — matriz de tipologias e de impacto — e implementados parâmetros específicos no sistema de gestão dos relatos, o que possibilitará a extração de novos indicadores e subsidiará as lideranças na implementação de ações preventivas e corretivas de forma mais tempestiva.
Treinamento no Código de Conduta
Uma das bases do Programa é a capacitação do público interno. Em 2023, considerando a agenda de treinamentos de Integridade, foi realizada campanha de adesão ao Código de Conduta, em todas as operações da Klabin, sessões de treinamento concorrencial para as equipes Comercial e Suprimentos, além de workshops anticorrupção para toda a liderança da empresa.
Até 2023, a empresa alcançou mais de 70% de adesão dos colaboradores ao Treinamento do Código de Conduta, superando os 64,1% obtidos em 2022. A área de Integridade vem trabalhando, em conjunto com o time de Gente & Gestão, para alavancar o engajamento.
Outro destaque do ano foi a adesão de mais de 90% dos colaboradores das áreas Comercial e Suprimentos ao Treinamento Concorrencial, foco da Companhia para os públicos que têm maior interação com o tema. Os treinamentos são ministrados por especialistas, com amplo espaço para diálogo, reflexão e discussões pertinentes, sendo que o conteúdo fica disponível no portal interno de educação corporativa.
Verificação do sistema de compliance
Anualmente, os riscos de Integridade são revisados pela equipe interna da Klabin como parte do monitoramento contínuo do Programa de Integridade.
A consultoria BDO avaliou o Programa de Integridade da Klabin em 2021 e, em continuidade a esse trabalho, em 2022, aplicou uma pesquisa de avaliação do Programa.
A área de Integridade está comprometida com a evolução constante do Programa, incorporando as oportunidades de melhoria identificadas nas avaliações e pesquisas realizadas, interna e externamente.
Avaliação reputacional de terceiros
Em 2022, o processo de avaliação reputacional de terceiros foi aprimorado por meio da implementação do questionário de Integridade e, em 2023, pela ampliação dos parâmetros de pesquisa aplicados às avaliações.
Contribuições político-partidárias
Desde 2016, não é permitido que empresas brasileiras contribuam com campanhas ou organizações políticas — Lei 13.165/2015. O Manual Anticorrupção da Klabin, elaborado em 2014, determina a proibição de doações para políticos e partidos políticos. Em consonância com a legislação e normas internas, a empresa não realizou contribuições desse tipo em 2023.
Atualizado e verificado em: 25/06/2022